Dia 9/DEZ: Neilton A. Veloso SJ (1973-2014)...


Neilton nasceu na cidade de Goiatuba/GO. Ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em Campinas/SP, 1997. Filosofia e Teologia na FAJE/BH.

Em 2010, Neilton foi diagnosticado com um câncer de intestino. Outras cirurgias foram planejadas, mas descartadas pelo aparecimento de metástases em outros órgãos.

Os últimos anos foram marcados por muita luta contra a doença. Médicos, enfermeiros, jesuítas, familiares, parentes e amigos, todos ficamos muito impressionados pelo seu testemunho alegre e serviçal. Mais de uma vez, escutamos: "Ele não chega ao final do ano" ou "Ele já não tem mais muito tempo de vida", ao que se seguiam meses de relativa estabilidade, inclusive com melhora do quadro geral. Tudo isso se deve também a um excelente acompanhamento médico e aos tratamentos acertados que, nele, provocaram muito poucos efeitos colaterais. Neilton, em geral, não apresentava os sintomas que se esperavam dos fortes medicamentos e tratamentos receitados.

O primeiro semestre de 2014 foi marcado por muitas internações. O círculo vicioso iniciava-se geralmente por uma infecção urinária, o que gerava picos de febre muito alta, vômitos e mal-estar, com um quadro de anemia que se desenvolvia rapidamente. Mesmo assim, ele nunca perdeu o seu sorriso e bom humor.

No segundo semestre, viajou a Goiás, para passar o seu aniversário em família, mas ao regressar, o quadro já apontava para uma situação terminal.

As massas tumorais haviam crescido muito e estavam fora de controle. A infecção permanente foi minando a sua resistência. Houve uma intercorrência séria que o obrigou a ir para a UTI do Hospital Samaritano, de onde não mais saiu vivo.

Todas as pessoas com quem Neilton trabalhou testemunham a seu respeito e lhe atribuem muitas e boas características: grande trato com os jovens, zelo apostólico e capacidade de organização, empenhado e objetivo. Tinha iniciativas e criatividade para crescimento religioso e espiritual juntamente com os que dividiam as responsabilidades com ele. Sua presença era sempre alegre e serviçal na comunidade.

Em consequência e agravamento da doença, Neilton faleceu no dia 9/DEZ/2014, por falência múltipla de órgãos, insuficiência hepática, neoplasia avançada... Tinha 41 anos de idade e 15 anos na Companhia de Jesus.

Hoje, após hum ano de sua Páscoa, o lembramos com admiração e carinho.
Volver arriba