13/NOV: Santo Estanislau Kostka SJ (1550-1568), padroeiro dos noviços e da Polônia...

Estanislau Kostka nasceu na Polônia, no seio de uma família nobre e poderosa. Quando jovem, estudou no colégio dos jesuítas em Viena e pediu o ingresso na Companhia de Jesus, mas como era menor de idade, os jesuítas solicitaram a autorização do pai, que se opôs ferrenhamente. Também foi perseguido pelo seu irmão, que zombava da sua decisão vocacional pela vida religiosa. Não é fácil ser santo!

Nesse tempo, Estanislau teve um sonho onde Nossa Senhora lhe mostrava o menino Jesus e lhe dava ânimo no seu intento de ser jesuíta...

Diante da negativa categórica do pai, o jovem Estanislau fugiu secretamente, disfarçado de mendigo, para a casa dos jesuítas em Dilligen, Alemanha, sendo acolhido pelo superior, Pedro Canísio (futuro santo). Ao saber do ocorrido, o pai de Estanislau ameaçou expulsar todos os jesuítas da Polônia! A prepotência nunca tem lógica!

Por fim, o jovem Estanislau se dirigiu como peregrino a Roma, sendo recebido pelo Superior Geral da Companhia, Francisco de Borja (também futuro santo). Lá, iniciou tranquilamente e sem pressões familiares o seu noviciado, só interrompido pouco depois pelo seu falecimento repentino, no dia da Assunção de Nossa Senhora. Estanislau contava, então, apenas 18 anos de idade.

O Papa Bento XIII canonizou Estanislau em 1726 e o declarou padroeiro dos noviços. Em pouco tempo este jovem percorreu um grande caminho, movido apenas pela fé e o amor...

Uma pergunta: Você já foi caçoado por viver a sua fé?
Volver arriba