Brasil Hoje: as forças obsessivas e destrutivas no governo

Não podemos analisar o Brasil de hoje se não observamos um pouco da história mundial e do Brasil geopoliticamente.

A primeira guerra mundial foi desencadeada por diversos fatores, entre os quais podemos citar o crescimento da Alemanha que desejava compartir colônias africanas com a França, problemas de nacionalismos do século XIX, o Império Austro-húngaro arruinado pelos movimentos separatistas e multiplicidade de nacionalidades, e o pan-eslavismo da Rússia. Esta guerra levou ao enfrentamento de duas alianças: Rússia, Grã-Bretanha e França por um lado, e Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália por outro.

dominio de grandes massas

Edward Bernays, um sobrinho de Freud, que morava nos EUA, desejava conhecer as forças ocultas do inconsciente humano, especialmente das grandes massas, para dominá-las. Os governantes desse país sabiam que, segundo as teorias de Freud, havia duas grandes forças ocultas: a sexualidade reprimida e a agressividade humana. Assim, Estados Unidos que era pacifista, com o presidente Wilson e seu conselheiro Edward Bernays, conseguiram através da propaganda, levar a opinião pública americana a acreditar que eles lutavam pela liberdade e que o presidente Wilson seria o herói da libertação de Europa dos Impérios antidemocráticos.

Adams Curtis, em um excelente documentário, mostra como a propaganda Nazi e das indústrias americanas depois da primeira guerra mundial foram as mais exitosas no domínio das massas. A primeira indústria a usar as ideias de Bernays foi a do tabaco com o objetivo que as mulheres fumassem. Não fumavam porque o cigarro era um símbolo do pênis.  Bernays conseguiu, com a participação de artistas, mostrar que as mulheres podiam fumar, como forma de provar sua liberdade e Independência frente aos homens. A propaganda logrou lentamente levar os norte-americanos a uma mudança cultural de valores e a substituir as “necessidades” por desejos. Ou seja, a comprar não por necessidade, mas pelo desejo de consumir alguma coisa e, assim, foram transformados em “consumistas” de toda novidade. A cultura do consumidor se converteu em uma das maiores “obsessões” do mundo.

Posteriormente, esta manipulação de massas foi inteligentemente usada pelo nazismo. No entanto, Goebels adicionou algo importante: “uma mentira repetida 7 vezes se torna verdade”. Na realidade, a falsidade estava implícita em algumas propagandas, mas o mais importante de Goebels era a “obsessão” em repetir 7 vezes.

Assim, esta cultura da mentira logrou assassinar a verdade. Tal assassinato pode considerar-se como erros computacionais. Estes podem ser involuntários ou intencionais como na pirataria política, na guerra cibernética, mas seu efeito final é destrutivo para a harmonia do programa computacional. O mesmo ocorre no mundo em relação ao plano de Deus, manifestado muitas vezes por Jesus na construção de seu Reino: “buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6:33).

A neurose obsessiva de ganância e de exploração da natureza nos levou a uma dramática crise planetária, a ciência advertiu isso em 1972, e a pesquisa do ambiente tem verificado que nosso planeta está no início de experimentar sua etapa final com as graves consequências de ignorar esta verdade. No plano bélico, o New York Times (17/06/2019) informa que as forças “obsessivas de agressividade” da Rússia e dos Estados Unidos têm implantado softwares nocivos, com o propósito de danificar as redes e a infraestrutura energética de cada um. Uma guerra atômica com todas as suas consequências.

As razões do triunfo das forças obsessivas

As forças obsessivas atualmente se centram na moderna tecnologia comunicacional, e isto leva ao que o famoso psicólogo alemão Carl Jung chamou de “Representações Arquetípicas da Existência”, sonhos, lembranças, fantasias, TV, iPhone, videojogos, internet tem levado os humanos atuais a serem condicionados e ridiculizar qualquer coisa que não seja superficial, ignorando o óbvio.

Tal ignorância pode resultar fatal, porque os poderes ocultos obsessivos e destrutivos do caos, tem conseguido durante muito tempo fazer com que a população humana se auto feche e seja ignorante para, como observamos, controlá-los facilmente.

fake news

Nesta situação mundial, nos EUA e no Brasil chegam ao poder dois Presidentes totalmente neoliberais, em eleições pragadas de notícias maliciosas sobre os candidatos opositores, o que denominamos a faldemia (propaganda falsa e fakenews de trolls) atual que acompanha e é pior que pandemia do coronavírus, isto é a falsidade total.  A mentira demoníaca que assassina a verdade.

A ignorância dos grupos evangélicos e católicos, que apoiam este sistema, precisamente ignora que esta é uma ideologia ateia, com uma concepção do homem como recurso econômico, ignorando sua centralidade espiritual e econômico-social. Eles são ateus mascarados de crentes, e assim, defendem falsamente a família quando tanto Bolsonaro como Trump casaram-se 3 vezes e tiveram filhos em cada um desses casamentos, ou seja, deixaram para trás, excluíram suas outras famílias. Bolsonaro defende “Deus acima de tudo”, mas que Deus?

 O Deus de Bolsonaro (e de Trump) é um Deus do anti-reino, o Reino das desigualdades sociais, da opressão dos pobres, o Reino que como fala e escreve o Papa Francisco é de uma crueldade que mata, seja de fome (8,500 crianças morrem de fome por dia segundo a Unicef ) ou pelo vírus (Brasil e Estados Unidos são o epicentro de infetados e mortos no continente americano, sul e norte), e que descarta e excluí os mais necessitados. Não é o Deus misericordioso de Jesus, que ama os pobres, os doentes (sempre curava os enfermos) os roubados com violência (na parábola do samaritano), que paga igual aos que trabalharam o dia inteiro ou poucas horas porque estavam sem oportunidade de emprego.

O governo Bolsonaro representa a adesão total ao atual EUA, rendendo continência a bandeira norte-americana. Este governo tem deixado de ser uma democracia para se converter em uma plutocracia (governo dos mais ricos, dos milionários) tirânica, “obsessivo” pela economia neoliberal monetária, enviando os coitados trabalhadores a trabalhar em plena quarentena mundial, transformando-se num genocida a semelhança de Trump. Além disso, assassino também pela liberação de todos os inseticidas, germicidas, herbicidas, e pela devastação da Amazônia.

Não ficam dúvidas sobre o aspecto “obsessivo” de Bolsonaro, assim como não ficam sobre sua “compulsão à repetição”, demonstrado em sua briga com outro de sua mesma “obsessão de poder” o famoso Sergio Moro. O qual aproveitou sua fama para ser Ministro de Justiça de Bolsonaro Psicólogos e psiquiatras podem detectar outras manifestações de suas personalidades, talvez até mais obscuras. Sua compulsão obsessiva o levou a descartar dois ministros de saúde, pois acreditavam nas verdades cientificas, o primeiro por acreditar na quarentena como único método de salvar vidas do vírus, e o segundo por não aceitar a imposição da cloroquina como fármaco em todos os casos, visto que já foi demonstrado ser ineficiente e até perigosa pelos melhores acadêmicos do mundo. Em ambos os casos ficou claro seu desejo de impor sua vontade, mostrando seu aspecto amoral, impulsivo e imediatista.

Bolsonaro conseguiu também comprometer as forças armadas do Brasil ao incluir em seu governo mais de 3 mil militares.  É, praticamente, um governo das forças armadas.

Fraternidade

Para lutar contra este sistema, a única saída, talvez seja pensar com o coração, e ensinar a pensar com o coração, o que significa pensar com misericórdia, procurando o Reino de Deus e sua justiça. Para isto podemos aproveitar de seus mesmos princípios.  Estamos a favor da propriedade e da iniciativa privada, mas para todos, sem exclusões. Então, por exemplo, todos os moradores de Florianópolis deveriam ter, como pede o Papa Francisco “Terra, Trabalho e Teto” para garantia de sua liberdade, que é o bem supremo dos liberais. E isto não tem nada a ver com o comunismo. Como falava o grande ensaísta inglês Gilbert Chesterton: “se o duque de Sutherland e dono de todas as fazendas de sua comarca, fosse contra o direito ao matrimônio como era contra o direito de propriedade, ele seria dono de nossas esposas recluídas em seu único harém individual”.

Este sistema econômico que mata, exclui e descarta não tem mais futuro, é nossa obrigação, neste momento histórico apoiar ao Papa Francisco em sua ideia que outro sistema é possível para construir um mundo mais fraterno. Caso contrário, vamos de forma inevitável para o Armageddon, o holocausto de humanidade.

Volver arriba