Para a Festa da Vida e Família

Uma família, pela graça do sacramento do Matrimónio, recebe essa mesma compaixão de Cristo, para a ativar entre si e a alargar em redor. Por isso mesmo, a família é "Igreja doméstica", coração de Cristo no mundo e olhar de Cristo para todos. Grande graça, grande missão e grande responsabilidade!.
E muitas conseguem ser assim, como eu próprio tenho testemunhado. Cuidam uns dos outros, sãos ou doentes, mais novos ou mais velhos. Perdoam-se e reencontram-se, "puxam" uns pelos outros no sentido do bem. Algumas famílias chegam a partir para outras terras em missão ou voluntariado durante mais ou menos tempo. Outras dedicam parte do Verão em campos de férias para gente nova, que são ocasião de alegria sã e edificante para todos...
Na Festa da Família também daremos graças por casais que perfazem várias etapas da sua vida familiar, de 10 a 25, 50 ou mais anos. Em todos celebraremos a compaixão de Cristo que os apaixonou a eles e assim os mantém!
Este ano, também será a Festa da Vida, com os adolescentes do 8º ano da catequese. É sempre da mesma realidade que se trata, a compaixão de Cristo que nos faz viver - pois viver é conviver. Por isso os convido também para esse grande dia de nós todos.
Até 8 de Maio!
+ Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa