Falta humildade nos que criticam publicamente o Papa Francisco. São uma minoria, mas existem. E não estão de acordo por que o Papa não segue as posições deles... Simples assim!
Todos conhecemos pessoas que se acham mais papistas do que este Papa e mantem posições fundamentalistas, pouco evangélicas e menos eclesiais. Louvavam os Papas anteriores por que não incomodavam e mantinham tudo como estava, apesar do mal uso que havia do poder econômico e eclesial.
Hoje, pelo contrário, vemos uma proximidade a um estilo mais evangélico de pastorear e uma maior transparência nas estruturas eclesiais. A fofoca continua, mas a imensa maioria do povo cristão (não só católico!) irradia felicidade e esperança, em comunhão fraterna com o Papa Francisco. Os saudosistas do passado sapateam dizendo:
Qualquer tempo passado foi muito melhor...Sempre houve dissensos na Igreja. Fato conhecido é o do
exímio teólogo e cardeal jesuíta Louis Billot (1846-1931) que discordando do Papa Pio XI foi destituído como Cardeal, passando a viver como um simples religioso, até piamente morrer.
Como viver a novidade do Evangelho ancorados só no passado?