Discórdias, fofocas e facções na Igreja...

Falta humildade nos que criticam publicamente o Papa Francisco. São uma minoria, mas existem. E não estão de acordo por que o Papa não segue as posições deles... Simples assim!

Todos conhecemos pessoas que se acham mais papistas do que este Papa e mantem posições fundamentalistas, pouco evangélicas e menos eclesiais. Louvavam os Papas anteriores por que não incomodavam e mantinham tudo como estava, apesar do mal uso que havia do poder econômico e eclesial.

Hoje, pelo contrário, vemos uma proximidade a um estilo mais evangélico de pastorear e uma maior transparência nas estruturas eclesiais. A fofoca continua, mas a imensa maioria do povo cristão (não só católico!) irradia felicidade e esperança, em comunhão fraterna com o Papa Francisco. Os saudosistas do passado sapateam dizendo: Qualquer tempo passado foi muito melhor...

Sempre houve dissensos na Igreja. Fato conhecido é o do exímio teólogo e cardeal jesuíta Louis Billot (1846-1931) que discordando do Papa Pio XI foi destituído como Cardeal, passando a viver como um simples religioso, até piamente morrer.

Como viver a novidade do Evangelho ancorados só no passado?
Volver arriba